domingo, 4 de março de 2012

CARAÍBAS: TV mostra situação calamitosa por causa da seca

No último dia último dia 27 de fevereiro a TV Sudoeste, emissora afiliada da Rede Globo, esteve na cidade de Caraíbas para um serviço de reportagem, dando conta da precária situação em que se encontra a barragem do Rio Gavião, no tocante à estiagem e aos baixos níveis do acumulado de água por esse reservatório. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas esteve apoiando a equipe de reportagem encaminhando-os às localidades descritas na reportagem.

O fato é que a situação registrada pelo jornalismo realmente é lamentável, haja vista que, devido a falta de chuvas com volumes significativos nos últimos 4 anos, vem diminuindo ano após ano o nível da água, naquela que é uma das maiores barragens do estado da Bahia. Não obstante a estiagem, soma-se a volumosa quantidade de água que sai do reservatório todos os dias, seja na liberação nas comportas, construídas na altura do município de Anagé, para o processo de perenização do rio, seja também para o fomento da fruticultura irrigada, muito presente na extensão rural do município, além da quantidade significativa utilizada para o abastecimento das cidades de Caraíbas e Anagé. O fato é que ainda não está havendo um processo de redução nos níveis de consumo, o que com a estiagem iminente só faz aumentar a preocupação quanto as águas da referida barragem.

Além dessas informações, o serviço de reportagem também abordou a cerca das percas sofridas pelos agricultores familiares em seus cultivos, devido a irregularidade no regime das chuvas. Destacou-se também a perigosa travessia efetuada diariamente pelos estudantes que necessitam se deslocar de suas residências na zona rural da outra margem do rio até a escola. Observa-se nas gravações a travessia de uma grande quantidade de crianças numa precária canoa, uma vez que, devido os baixos níveis da água, a balsa, que costumeiramente fazia esse trabalho, não pode mais trafegar. E o detalhe intrigante é que os estudantes não se valiam de nenhum sistema de segurança em caso de algum acidente com a embarcação.

Informações do Site: Janioquadros.com

Vídeo: Reportagem da Tv Sudoeste

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visualizadas