sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão que deixou Bahia e Nordeste no escuro foi provocado por incêndio, diz ONS

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste


O apagão que afetou os 417 municípios da Bahia, todos os estados do Nordeste, parte do Pará, Tocantins e o Distrito Federal no final da noite de quinta (25) e madrugada desta sexta (26), pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestaçãoes de energia. A informação foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

“Houve um incêndio na chave de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste”, disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta (26) ao “Bom Dia Brasil”. Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.

Este é o segundo apagão nos últimos 35 dias na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

‘A Bahia está sem luz’
Por volta das 23h30, a informação da Companhia foi de que “todas as cargas da Coelba, de todos os consumidores na Bahia estão desligadas. A Bahia inteira está sem luz”. Já por volta da 1h30 da sexta-feira (26), a Coelba informou que parte do sul da Bahia já teve a energia restabelecida. Os municípios (nomes e quantidade não foram divulgados) estão recebendo fornecimento de luz de duas usinas – Itapebi e Funil.

Às 2h30, a concessionária informou que a energia começou a ser religada em Salvador e Região Metropolitana – a maior parte da capital já tinha energia às 4h30. A Coelba informou que ainda aguarda o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizar o fornecimento para os demais municípios.

O ONS confirmou que houve um problema no sistema às 00h14, no horário de Brasília, mas informou que a energia estava sendo religada gradativamente. Na Bahia, a falta de energia começou por volta das 23h18, horário local, e só foi plenamente restabelecida por volta das 4h30. O ONS confirmou que o blecaute atingiu todos os estados do Nordeste e parte de Tocantins e Pará.

“As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste”, declarou ao Uol João Bosco de Almeida, presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ele disse que equipes já está trabalhando para normalizar a situação e que ainda não se sabe o que causou o apagão.

Outros casos
Em fevereiro de 2011, um apagão similar atingiu o Nordeste. Na ocasião, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe e Paraíba foram afetados. O problema na época foi em uma linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Por conta disso, os sistemas de três usinas (Xingó, Fortaleza e Luiz Gonzaga) tiveram que ser desarmados, deixando os estados sem luz. O problema começou às 23h20 do dia 3 e a energia começou a ser retomada aos poucos a partir das 00h30 do dia 4.

Por conta do apagão, a Chesf foi multada em R$ 32,3 milhões.

Já em setembro deste ano, um pane em um transformador deixou seis estados do Nordeste sem luz, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional. A falta de energia durou por volta de 30 minutos e aconteceu durante a tarde deum sábado, dia 23. Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe foram afetados.

Informe Cidade

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visualizadas