quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ubatã, na Bahia, trocou de prefeito 14 vezes nos últimos quatro anos

Três pessoas se revezaram por 14 vezes no cargo de prefeito do município. Alunos estão sem aulas, hospital sem remédio e funcionários em greve.


A cidade de Ubatã, no sul da Bahia, passa por um momento crítico. Três mil estudantes estão sem aulas, as unidades de saúde do município estão sem remédio e os hospitais estão com atendimento limitado. A energia da prefeitura foi cortada e a unidade está fechada há uma semana. Em greve, cerca de 320 professores e funcionários de escolas municipais estão sem receber salários há quatro meses.

Toda essa ação é consequência de uma indefinição sobre quem é o prefeito do município. Nos últimos quatro anos, três pessoas já ocuparam o cargo municipal por 14 vezes.

O problema começou no dia 10 de maio de 2010, quando o prefeito Agilson Muniz, eleito em 2008, foi afastado sob suspeita de abuso de poder econômico e compra de votos. O segundo colocado nas eleições, Edson Neves, assumiu no dia seguinte. Em junho do mesmo ano, a presidente da Câmara de Vereadores, Cássia Mascarenhas, ficou no cargo por três dias e logo em seguida Edson Neves retornou. Depois, Agilson Muniz voltou ao antigo cargo por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, mas as trocas não pararam. Esta semana assumiu novamente Cássia Mascarenhas.

O juiz de Ubatã, Antônio Carlos Maldonado explicou que a situação acontece pela quantidade de recursos que a legislação brasileira permite, tanto na justiça comum quanto na eleitoral.

Em greve há mais de 50 dias, a professora da rede municipal, Maria Helena, comenta a situação. “Hoje eu tenho o que comer porque meu marido é pedreiro e sustenta a casa”, diz.

Além disso, no hospital municipal só são realizados atendimentos de urgência e emergência. O secretário municipal de administração, Humberto Brito, comenta a situação de saúde do município. “Nós já estamos tomando as devidas providências quanto ao hospital, já teve médico no hospital. Já entramos com o secretário de saúde para que seja feito a relação de todos os medicamentos que estão faltando no município”, pontua.

A atual prefeita, Cássia Mascarenhas, foi procurada pela equipe da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, mas funcionários da prefeitura informaram que ela estava viajando. A equipe também procurou a Câmara de vereadores, mas o local estava fechado e nenhum funcionário foi encontrado para comentar a situação.

FONTE: G1.com

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visualizadas