terça-feira, 5 de junho de 2012

Fim da greve dos professores da rede particular em Salvador

Os professores da rede particular encerraram a greve no final da tarde desta terça-feira (5) após assembleia realizada com a categoria Sindicato dos Comerciários, no bairro das Mercês. De acordo com informações de Cristina Souto, diretora do Sinpro, a categoria resolveu aceitar a proposta oferecida na segunda-feira (4) durante reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). "Foi decidida em assembleia, a assinatura da convenção coletiva nos termos acordados entre o Superior Regional do Trabalho, professores e representantes das escolas" afirma.

Segundo Cristina Souto, os professores conseguiram reajuste de 7% e avanço em quatro cláusulas da convenção coletiva, além da inclusão de uma nova cláusula que deve vigorar entre 2012 e 2013. A representante da Sinpro afirma que os professores devem retornar às salas de aula na próxima quarta-feira (6).

Protesto
Professores grevistas realizaram apitaços durante o turno da manhã da segunda-feira (4), na frente de duas escolas particulares em Salvador - uma no bairro do Itaigara e outra no bairro de Ondina. Segundo o Sinpro Bahia, a manifestação comemorou a participação de mais uma escola ao movimento, que já tem ao todo a adesão de 30 instituições de ensino na capital, segundo o Allysson Mustafá, diretor do sindicato.


A Greve
A greve da categoria foi anunciada no dia 28 de maio. Os profissionais mantiveram as aulas apenas para os alunos do 3º ano, que estudam para prestar vestibular.

Entre as reivindicações, os professores pedem reajuste salarial de 4,88%, correspondente à correção inflacionária, além de 10% de ganho real. Eles pedem ainda pagamento não especificado referente às horas trabalhadas extra-classe. "Isso é difícil de ser medido, somos horistas. Temos muitas horas extras. É a maior parte de nosso trabalho", afirma Cristina Souza, diretora do Sinpro.

Os representantes dos empresários ofereceram um reajuste de 5%. Além desses, os professores estaduais também estão em greve no estado, há 56 dias.

FONTE: G1/bahia

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visualizadas