sábado, 2 de junho de 2012

Governo anuncia aumento do preço da cerveja e do refrigerante


Os preços da cerveja e do refrigerante devem subir depois do anúncio do aumento dos impostos feito pelo governo. A cerveja deve ficar 5,24% mais cara, enquanto o valor do refrigerante deve crescer em até 9,77%. Na quinta-feira, o governo anunciou uma alteração no método de cálculo do IPI e do PIS/Cofins incidentes sobre cervejas e refrigerantes, resultando em um aumento da carga tributária da ordem de 27% para cervejas e de 10% para refrigerantes. De acordo com os fabricantes, o aumento "é o maior da história do país".

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a CerveBrasil, Abrabe e Sindicerv, entidades que representam os fabricantes de bebidas frias, repudiaram os reajustes. O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, defendeu nesta sexta-feira o aumento da carga tributária no setor de bebidas. Barreto disse que a carga tributária das bebidas ainda é inferior à cobrada na maioria dos produtos consumidos pela população. "Enquanto na maioria dos produtos o PIS e Cofins é de 9,25%, por exemplo, no setor de bebidas chega a 5,5%", disse.

O secretário também negou que o reajuste nos tributos tenha ocorrido para suprir as perdas causadas pelos incentivos dados à indústria de veículos. O governo anunciou na semana passada a redução do IPI de veículos como forma de estimular o consumo.

FONTE: Bahia Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visualizadas